Destaques — 19 julho 2012
Alimentação no primeiro ano de vida

A alimentação saudável é essencial para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças.

Ao nascimento, após a avaliação do neonatologista e sua percepção de que o recém nascido está bem, o bebê já pode ter o seu primeiro contato com aquele que será seu provedor de alimento nos primeiros meses de vida, o seio materno. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o alimento ideal para o bebê até os 6 meses de idade é o leite materno, que deve ser oferecido em livre demanda e com exclusividade sempre que possível.

Após esta idade introduzimos lentamente os alimentos pastosos, já que o organismo do bebê passa a precisar de outros nutrientes, porém a manutenção do aleitamento materno é preconizada até os 2 anos de idade.

Os primeiros alimentos com os quais os lactentes têm contato após o leite materno são as frutas, apresentadas nas formas de sucos ou papas. Após adaptado, o bebê conhece então a papa salgada, composta por hortaliças, cereais ou tubérculos e carnes, oferecida inicialmente 1 vez ao dia (almoço ou jantar) e depois 2 vezes. É importante sempre variar os ingredientes das papinhas.

Os alimentos são oferecidos inicialmente na forma pastosa e conforme a criança se desenvolve, passam a ser apresentados cada vez com mais pedacinhos para que, com 1 ano de idade, a criança possa alimentar-se da mesma dieta da sua família, com a mesma apresentação.

A água potável deve ser oferecida várias vezes ao dia, no intervalo das refeições, a partir da introdução do primeiro alimento não lácteo.

* Andréa Hercowitz

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *