
“A febre normal, que pode ocorrer devido à erupção dos dentes é leve, de até 38ºC. Mais alta do que isso pode ter sido provocada por uma virose. De qualquer forma, converse com o pediatra do seu filho”, diz a especialista.
Como aliviar o desconforto do bebê
Você pode dar mordedores de borracha para ele coçar a gengiva. Os que possuem gel dentro têm um efeito ainda melhor, já que podem ser levados à geladeira e, frios, amenizam ainda mais a dor. O mesmo vale para sucos e alimentos gelados que agem como anestésicos.
Creme dental infantil não é eficiente contra cáries
“ O gel anestésico não é recomendado porque a salivação aumenta neste período e, por isso, o efeito acaba rapidamente”, diz a odontopediatra Isa Gontijo (SP). Além disso, uma pesquisa recente da FDA (Food and Drug Administration) – órgão de controle de alimentos e medicamentos norte-americano, – mostrou recentemente que a benzocaína, presente na maioria dos géis destinados a aliviar a dor da dentição, pode causar a falta de oxigenação em todos os órgãos devido a uma doença rara e até fatal chamada metahemoglobinemia.
Cuidados com a higiene
O cuidado com os dentes começa antes mesmo de nascerem. O ideal é passar uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada por toda a boca, limpando gengiva, bochechas e língua, para remover os resíduos do leite. “Alguns profissionais indicam o uso de água oxigenada, mas além de ter um gosto horrível, ela tira toda a proteção da mucosa bucal”, orienta Ana Lídia.
No 6º mês, quando costumam aparecer os primeiros dentes, passe a usar uma dedeira. Com ela, faça movimentos suaves. O procedimento já é um treino para a escovação, que pode ser feita a partir de 1 ano, com escova de dente macia e pasta sem flúor, já que a criança não sabe cuspir e pode engolir o creme dental.
O cuidado com os dentes de leite é muito importante, pois são eles que guiam o nascimento saudável dos permanentes. A boa higiene bucal previne um mal conhecido como cárie de mamadeira, causada pela falta de limpeza após as mamadas (seja de leite materno ou não) ou pelo excesso de açúcar na alimentação. Esse tipo de cárie pode atacar todos os dentes da criança em apenas dois meses, provocando mau hálito e dificultando a mastigação e a fala. Fique alerta: se observar manchas brancas e opacas nos dentes, leve logo seu filho ao dentista.
*Cami Oliveira