Destaques — 12 julho 2012
Controle da dieta e orientação de hábitos alimentares

Recomendações para uma alimentação saudável para crianças brasileiras com menos de 2 anos de idade (Ministério da Saúde):

 Idade: 0-6 meses: Dar apenas leite materno até os 6 meses de idade, sem oferecer água, chá ou nenhum outro alimento.

 A partir dos 6 meses: Oferecer de forma lenta e gradual, alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes, três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes se estiver desmamada).

Essa alimentação complementar deve começar com consistência pastosa (papas/purês) e gradativamente chegar à alimentação da família. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

Evitar açúcar, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida.

Usar sal com moderação e oferecer a criança diferentes alimentos ao dia.

Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

 *Fonte: Livro Fundamentos de Odontologia  Odontopediatria

 

Toda mastigação passa por um aprendizado

 A época de erupção dos primeiros dentes do bebê coincide com a idade em que a criança começa  a sentar-se com mais autonomia sobre seu corpo.

 A mudança da consistência dos alimentos coincide com essa fase e a criança se mostra, então, preparada para novos desafios.

 O desenvolvimento e amadurecimento desta fase, repleta de descobertas, não devem ser bloqueadas pelos pais. Eles devem deixar a criança mais livre para vivenciar novas situações.

 

 Dessa forma a criança não se mostrará infantilizada,  ao contrário, se mostrará mais segura e feliz com a realização de novas conquistas.

*Fonte: Saúde Bucal do Bebê ao Adolescente

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>