Recomendações para uma alimentação saudável para crianças brasileiras com menos de 2 anos de idade (Ministério da Saúde):
Idade: 0-6 meses: Dar apenas leite materno até os 6 meses de idade, sem oferecer água, chá ou nenhum outro alimento.
A partir dos 6 meses: Oferecer de forma lenta e gradual, alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes, três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes se estiver desmamada).
Essa alimentação complementar deve começar com consistência pastosa (papas/purês) e gradativamente chegar à alimentação da família. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
Evitar açúcar, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida.
Usar sal com moderação e oferecer a criança diferentes alimentos ao dia.
Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
*Fonte: Livro Fundamentos de Odontologia Odontopediatria
Toda mastigação passa por um aprendizado
A época de erupção dos primeiros dentes do bebê coincide com a idade em que a criança começa a sentar-se com mais autonomia sobre seu corpo.
A mudança da consistência dos alimentos coincide com essa fase e a criança se mostra, então, preparada para novos desafios.
O desenvolvimento e amadurecimento desta fase, repleta de descobertas, não devem ser bloqueadas pelos pais. Eles devem deixar a criança mais livre para vivenciar novas situações.
Dessa forma a criança não se mostrará infantilizada, ao contrário, se mostrará mais segura e feliz com a realização de novas conquistas.
*Fonte: Saúde Bucal do Bebê ao Adolescente