Destaques — 02 julho 2012
Crescimento no primeiro ano de vida

O peso do nascimento do RN (recém nascido) representa, em última análise, o resultado da gestação. O peso médio do nascimento um bebê ao nascer é 3 quilos e 300 gramas, com variações segundo o sexo de 15…0-200g os meninos pesando mais. São chamados RN de baixo peso todos RN que têm menos de 2500g ao nascer. Independente do peso do nascimento, os RN perdem aproximadamente 10% do peso do nascimento, trata-se de um fenômeno fisiológico de readaptação a um excesso de água, facilitador das necessidades de moldeamento para o nascimento.
Quando falarmos em o que se pode esperar de aumento de peso ou estatura, estaremos falando em médias e não em um determinado indivíduo. Vale lembrar, neste momento, que as variações individuais dependem de constituição familiar; do meio-ambiente e de inúmeros outros fatores pessoais. O aumento de peso, mensal nos primeiros três meses (criança alimentada ao seio) será aproximadamente de 700 a 800g por mês, alcançando, portanto, um peso de 2500g além do peso do nascimento. No trimestre seguinte, o aumento esperado será de 600 a 800g por mês, portanto, o bebê terá duplicado o peso do nascimento ao alcançar 6 meses de idade. Desde então, o aumento de peso se tornará mais lento, perfazendo a média de 400 a 600g por mês até completar o primeiro ano de vida quando alcançará 10 a 12 kg, ou seja, triplicará o peso do nascimento.

Fonte: ABC-Saúde

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>